Dra. Paula

Minha foto
Nova Iguçu, Rio de Janeiro, Brazil

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fisioterapia para Gestante

Nos últimos anos o atendimento no pré-natal tem sido multidisciplinar na preparação do parto. O programa de atendimento engloba a educação, atenção psicológica e preparo físico específico. A gestante é estimulada a prática de exercícios diminuindo o tempo de parto e indicações a cesárea.
A fisioterapia obstétrica tem a finalidade de prevenir possíveis complicações durante a gestação e preparar para o parto e pós-parto, promover conforto para gestante e o feto através de técnicas de relaxamento, imaginação, percepção respiratória, posicionamento, massagem, e outras técnicas.
Durante a gestação o corpo da mulher sofre alterações para que se adapte ao feto conforme seu desenvolvimento, causando algumas complicações, como: o aumento da cintura, do quadril e das glândulas mamárias; deslocamento do centro da gravidade, aumento da curvatura lombar provocando dor; aumento de freqüência cardíaca e do volume sanguíneo; alterações hormonais; aumento do liquido corporal acarretando em edema; fragilidade de músculos e ossos.
A gestação dura em media 40 semanas, normalmente se divide em trimestres. No primeiro trimestre há a formação do feto, no segundo ocorre o aperfeiçoamento do sistema e no terceiro o feto ganha peso.
O edema na gestante normalmente se apresenta nos membros inferiores pelo aumento da pressão nos capilares, é indicado que a gestante repouse deitada de lado com objetivo de não comprimir os capilares dos membros inferiores com o peso do útero. Normalmente as gestantes são acometidas por lombalgia que é o aumento da curvatura lombar com ocorrência de dor, ocorrendo na sua maioria a partir do quarto mês, mas podendo se apresentar em qualquer fase, normalmente a lombalgia desaparece após o parto, sendo que em alguns casos pode permanecer presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário