Dra. Paula

Minha foto
Nova Iguçu, Rio de Janeiro, Brazil

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Auriculoterapia


A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central. Visa também harmonizar as funções dos órgãos e vísceras e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde.
A acumputura auricular é um método diagnóstico e terapêutico que tem valor reconhecido, mas que não deve ser utilizado como terapia isolada, uma vez que não reverte o processo de adoecimento, apenas exerce efeitos sintomáticos, sendo utilizado como método auxiliar, nos tratamentos sintomáticos, potencializando seus efeitos.
O diagnóstico é uma indicação em qualquer tipo de medicina, para tratamento do corpo através dos sintomas que o paciente apresenta. Procura-se na medicina chinesa chegar a origem de um determinado sintoma e tratá-la para que o paciente fique livre não apenas do sintoma, mas da causa. A auriculodiagnóstico é feita quando um órgão ou suas funções apresenta algum distúrbio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentar, apresentando manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. São sinais característicos da existência de desequilíbrio. Os pontos auriculares correspondentes se tornam mais sensíveis ao toque.
Com a auriculoterapia podemos tratar alguns casos como: acne, aftas, alcoolismo, alergia, queda de cabelo, ansiedade, artrite, asma, bronquite, bursite, cefaléia, cistite, cólica menstrual, constipação, ejaculação precoce, febre, gastrite, hemorróidas, hipertensão, insônia, náuseas e vômitos, obesidade, sinusite, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário