Dra. Paula

Minha foto
Nova Iguçu, Rio de Janeiro, Brazil

terça-feira, 17 de agosto de 2010

PILATES

É um método de alomgamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e previnir lesões.
Pensando no príncipio de "mente sã e corpo são", joseph Pilates criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.
Bem executado e orientado não traz impacto nocivos para as articulaçãoes, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.
O Pilates proporciona inúmeros benefícios para o corpo, a mente e o espirito. Os benefícios são percebidos em poucas semanas.
  • Melhora a capacidade cardio-respiratória;
  • Incrementa o condicionamento físico e mental;
  • Alívia o stress, tensão e fadiga;
  • melhora a força, elasticidde muscular e mobilidade articular;
  • Melhora a postura;
  • Fortalece o abdome;
  • Entre outros benefícios.
Pode ser realizado apartir dos 9 anos de idade, sem idade máxima.
O Pilates trabalha o corpo de acordo com a necessidade do individuo, podendo ser utilizado diversos aparelhors próprios ou no solo, sempre orientado por um fisioterapeuta ou educador físico.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FARINHA QUE AUXILIA A QUEIMA DE GORDURA

SOJA PRETA

A farinha de soja preta é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater a perda de peso, colesterol alto e até câncer.

Auxilia no emagrecimento pois na casca da soja preta tem um fitoquímico poderoso, a antocianina. Essa substância age nos adipócitos (células que armazenam gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células.

A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. Você fica satisfeita rapidamente e demora para ter fome outra vez.

É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia.

Três substâncias poderosas da soja preta ajudam a prevenir diversas doenças. A isoflavona é anticardiogênica, ou seja, evita o câncer. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol, amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. Por fim, o zinco combate gripes e resfriados pois melhora nosso sistema imunológico, deixando as células mais fortes.

Radicais livres são células que involuntariamente produzimos o tempo todo e que, com o passar do tempo, levam ao envelhecimento da pele. As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra esses radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.

As isoflavonas aliviam a TPM e também os sintomas da menopausa, pois possuem estruturas química parecida com a do estrógeno - o hormônio feminino que fica reduzido nessa fase.

Para obter resultado, é preciso beber bastante água, cerca de dois litros por dia. Deve ser ingerido +/- 15 grs. de farinha por dia (2 colheres de sopa) para um individuo de 70 k.
Não substitua nenhuma refeição pela farinha, ela teve ser ingerida no suco, vitamina ou na própria comida.
Para um bom resultado de emagrecimento deve-se associar a uma dieta alimentar e exercícios.

É CONTRA INDICADO para indivíduos com insuficiência renal, pois ela é rica em potássio - e pode piorar o quadro clínico.

COMO FAZER A FARINHA:

200 grs. de grãos de soja preta.
Coloque os grãos de soja preta numa assadeira rasa média e leve ao forno pré-aquecido e torre-os por 20 minutos em temperatura baixa. Deixe os grãos esfriarem. Depois, moa-os no liquidificador até obter farinha semelhante à farinha de amendoim.
Deve armazenar em um vidro bem fechado e guarda na geladeira ou em local fresco e livre de luz. Consuma em até uma semana.

Também pode ser comprada pronta nas casas de produtos naturais.
Ela pode ser misturada no suco, frutas, receitas de bolos e pães.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

HIDROLIPOCLASIA



Hidrolipoclasia é um tratamento que vem apresentando ótimos resultados contra as lipodistrofias (gordura localizada/ celulite). Apesar do nome conplicado é uma técnica simples realizada no consultório.

O procedimento é realizado atravéz da aplicação de um composto de soro fisiológico e água destilada em uma área determinada e apois alguns minutos deve se aplicar o ultrasson, onde a vibração mecânica promove a agitação e rompimento das celulas de gordura que são drenadas pelo próprio organismo. O tempo de aplicação do ultrasson varia de acordo com o tamanho da área a ser tratada.
Realizada isoladamente ou em conjunto com outras técnicas como massagem, drenagem linfática e outras. É indicado que se realize uma sessão por semana durante seis a dez semanas, dependendo da resposta individual de cada paciente para obter o resultado desejado.
A técnica é indicada para pessoas com baixo IMC e gordura corporal, que prática atividade física e que tenha uma dieta balanceada, pois a hidrolipoclasia não emagrece, somente reduz pequena quantidade de gordura localizada. Tem dado ótimos resultados na área do abdôme, glúteos e culotes.
O ideal é que se realize no dia seguinte ou até 72 horas após a aplicação uma drenagem linfática, com objetivo de acelera a eliminação da gordura pelo organismo promovendo uma lipoescultura manual da área tratada e evitar a ocorrência de nôdulos, aderências e eventuais hematomas .





FISIOTERAPIA UROGINECOLOGICA



A fisioterapia uroginecologica tem mais ou menos 20 anos no Brasil e está crescendo em grande escala, pois a alguns anos atrás achavam que os distúrbios de incontinência urinário e prolapsos só poderiam se solucionados com cirurgias. Hoje esse conceito foi quebrado com o grande percentual de bons prognósticos após sessões de fisioterapia especializada.

A fisioterapia uroginecologica atua na prevenção, tratamento dos distúrbios urogenitais, que são patologias que envolve a musculatura do assoalho pélvico como incontinência urinaria de esforço, incontinência urinaria de urgência, incontinência urinaria mista, cistolese ( mais conhecida como bexiga caída ou baixa), disfunções sexuais como anorgasmia (ausência de orgasmo durante a atividade sexual), entre outras patologias. Na maiorias dos casos acontece por flacidez da musculatura do perineo.


A fisioterapia utiliza exercícios para fortalecimento e alongamento, eletroterapia, cones (pesos), bolinhas tailandesas, treinamento comportamental, dentre outras técnicas para obter sucesso no tratamento.



A mulher hoje tem buscado uma melhor qualidade de vida.
A perda involuntária de urina e/ou anorgasmia afeta diretamente a qualidade de vida da mulher, causando sofrimento, angústia, constrangimento e exclusão social. Interferindo na prática de atividades físicas, bem-estar mental, trabalho, relação sexual e até mesmo nos trajes femininos. Muitas mulheres se sentem constrangidas em falar sobre o assunto e procurar ajuda profissional.

As vantagens do tratamento são sentidas em diferentes momentos da vida, seja na gravidez ( onde a musculatura do assoalho pélvica ficam sobregarregadas com o peso do feto, sofrendo também no parto normal quanto na cesaria), na menopausa ( prevenindo e tratando a queda de bexiga, útero e do reto, problemas comuns que podem causar infecções graves), e na melhoria da vida sexual ( fortalecendo a musculatura da vagina, aumentando a área de contato da vagina com o pênis e aumentando o controle e o poder de contração).
Os exercicios ensinam a mulher a contrair e relaxar na dose certa, aumentando a sensação de prazer da mulher e do seu parceiro.

A deifinição da Organização Mundial de Saúde para qualidade de vida é "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura de sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

terça-feira, 3 de agosto de 2010

GESSOTERAPIA

Gessoterapia é uma técnica muito eficaz para o combate de gordura localizada, celulite e flacidez.

Funciona da mesma forma que o ortópedico, mas a grande diferença é que ele contém combinações de substâncias, como centella asiática, lama negra, elastina, argila verde, cafeína, ginkgo giloba, castanha da índia, canfôra, sementes de uva, entre outras., que em contato direto com a pele garante a redução de celulite, flacidez e gordura localizada. A pessoa só precisa ficar engessada por mais ou menos 3 horas, tempo suficiente para obter perda de medidas e perceber uma melhora aparente da celulite e flacidez. A indicação é de 2 a 3 vezes por semana.

A gessoterapia pode ser utilizada nos braços, mama, abdome, glúteos, coxas.


O gesso redutor faz com que a pessoa tenha um melhor resultado, pois elimina a retenção de líquido do corpo, ajudndo na parte de saúde como na estética.

A gessoterapia auxilia drenagem absorvendo líquido corporal.

A oclusão potêncializa o efeito dos produtos colocados sob sua aplicação.

Tem um efeito termo-crio aquecendo em sua primeira etapa, seguida de resfriamento.

Tendo também o efeito de sustentação e modelagem.
A gessoterapia deve ser aplicado por profissional qualificado e é de suma importância o conhecimento dos princípios ativos e das propriedades terapeutas de cada gesso e de cada produto que será associado para eficácia do tratamento.

Por ser um produto ativo é contra-indicado nas seguintes situações:

Gestantes, infecções e inflamações na pele no local a ser utilizado o gesso, insulfisciência renal crônica, portadores de marcapasso.

Para um melhor resultado, é sempre recomendavél controlar a alimentação e claro, fazer atividade física regulamentar.





quarta-feira, 24 de março de 2010

LIPOASPIRAÇÃO NA FACE


Não importa se você vai à academia todos os dias, tem uma dieta balanceada e está com o corpo em forma.
Existe um tipo de gordura localizada que não conseguimos eliminar com dieta ou malhação, a gordura do rosto.

A prática adotada nesse caso é a lipoaspiração, e como a lipo tradicional, é possível retirar os excessos de
tecido adiposo do rosto. Porém, ao contrario da lipoaspiração tradicional, a quantidade de gordura removida
na lipo facial é muito menor.

As regiões do rosto mais comuns de acúmulo de gordura são entre o queixo e a mandíbula e, acima do chamado “bigode chinês” o sulco no canto do nariz até o canto da boca. A lipoaspiração facial está relacionada ao rejuvenescimento da face.

Como cada pessoa possui um rosto com contorno específico, a cirurgia será um pouco diferente em cada
paciente. É de extrema importância avaliar com seu cirurgião como será o procedimento para cada tipo de cirurgia.

A anestesia utilizada geralmente é a local com leve sedação, assim, o paciente permanece acordado, mas,
incapaz de sentir o que está acontecendo. Em alguns casos é recomendada a anestesia geral.

Para a lipoaspiração facial não é necessária a internação.

Após a cirurgia haverá um edema na região operada. Manchas associadas (esquimoses)
poderão aparecer, mas devem desaparecer em 15 a 20 dias. O paciente deve fazer curativos nas 72h seguintes à cirurgia, realizar drenagem linfática para ajudar na diminuição do edema e evitar o sol até que as manchas desapareçam. Exercícios físicos devem ser evitados por uma semana.

Resultado Definitivo
O resultado final da lipoaspiração facial deve aparecer em aproximadamente 20 dias após a cirurgia.

Lipostabil tem substituto no combate às gorduras localizadas




O Lipostabil, cuja substância básica é a fosfatidilcolina, é um produto capaz de agir sobre o tecido gorduroso. Sua ação sobre o colesterol é há muito tempo conhecida, e vem sendo usada como tratamento coadjuvante de algumas alterações das gorduras no sangue. Há uns anos atrás, foi observado que a sua aplicação local pode diminuir o tecido adiposo. Os resultados eram considerados uma verdadeira mini lipo. Porém, o Lipostabil foi utilizado no Brasil de forma experimental, sendo um promissor método. Entretanto, não foi ainda liberado pelo Ministério da Saúde, e seu uso é proibido no país.
O tratamento de gordura localizada através de substâncias injetáveis é um dos procedimentos realizados com maior freqüência em um consultório de medicina estética. A eliminação de pequenos acúmulos de gordura através de métodos menos agressivos vem sendo realizada já há algum tempo, mas desde a suspensão do uso do Lipostabil®, não tínhamos fármacos realmente eficazes para esse tratamento.
No entanto, um produto similar manipulado sob recomendação médica promete substituir o Lipostabil: o desoxicolato de sódio. A novidade age da mesma forma que o Lipostabil, quebrando as moléculas de gordura através de injeções profundas sob a pele. A gordura é metabolizada pelo fígado e eliminada pelas fezes e urina.
O desoxicolato é recomendado para pessoas que estão no peso normal mas têm gordura localizada, ou que estão apenas um pouco acima do peso. É indicado também para pacientes que se submeteram a lipos, vibrolipos, hidrolipos ou outros tratamentos para redução de gordura e não ficaram satisfeitas com os resultados. As injeções podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo, menos na face, podendo ser aplicadas em culotes, abdômen, etc.
O desoxicolato de sódio é um veículo detergente amplamente utilizado em vários medicamentos e tem aprovação do FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental americano que regulamenta e fiscaliza os produtos médicos, para seu uso em diversas vias de aplicação. Está liberada pela Anvisa, desde que seja aplicada por médicos.
Os resultados apresentados foram bastante surpreendentes e os paraefeitos semelhantes àqueles após as aplicações de Lipostabil® - vermelhidão, inchaço e dor local de moderada intensidade. Uma boa notícia para as pacientes mais ansiosas é que a nova substância traz resultados rapidamente. São necessárias de cinco a dez sessões, dependendo da reação do paciente e da quantidade de gordura localizada. Já na segunda sessão é possível notar perda de medidas.
Durante o tratamento, é possível pegar sol, desde que com bloqueador solar, e recomenda-se usar uma cinta para diminuir o inchaço. Sessões de drenagem linfática também são indicadas antes das aplicações ou 24 horas depois, para auxiliar na recuperação.

sexta-feira, 19 de março de 2010

TENDINITE DE PUNHO



Tendinite é o nome comumente utilizado para a inflamação do tendão e de sua bainha. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão. O tendão é uma estrutura branca, brilhante, de grande resistência a cargas e que liga o músculo ao osso. Ele transmite a energia e força gerada no músculo até o osso. O conjunto músculo-tendão-osso mais a energia gerada no músculo é que nos faz movimentar as articulações e portanto nos locomovermos.
A inflamação pode ocorrer por excesso de força, por movimentos repetitivos, por posições viciosas ou por variações anatómicas do tendão (irrigação, inserção, tendão extranumerário, etc.). Como em tudo na vida, quando geramos energia liberamos calor. Nos exercícios contraímos e alongamos os músculos gerando energia. Quando nos excedemos nos exercícios a liberação de calor pode atingir temperaturas de até 45 graus dentro do tendão, levando a morte e degeneração das células causando um processo inflamatório e portanto uma tendinite. Isto levará a um enfraquecimento gradativo no interior do tendão podendo culminar com sua ruptura completa. Nos estágios iniciais teremos os sintomas do processo inflamatório que nos incomodarão e nos farão diminuir ou interromper as atividades físicas. As tendinites mais comuns no nosso meio são a do manguito rotador (ombro), e epicondilite (cotovelo), a tendinite dos extensores do punho, a tendinite patelar (joelho) e a tendinite do Aquiles (tornozelo).
O tratamento geralmente consiste na diminuição ou retirada da atividade física do local afetado, uso de antiinflamatórios (conforme indicação médica), imobilização, fisioterapia e em alguns casos a reparação cirúrgica.

No geral os tendões sadios rompem na extremidade presa ao osso. Isso ocorre devido à carga maior do que o conjunto tendão-osso pode suportar. Já o tendão com processo inflamatório, na maioria das vezes crônico, rompe-se no meio e não são necessários grandes esforços para isso ocorrer bastando a subida um pouco mais íngreme de uma ladeira ou um arranque para corrida. Uma tendinite que perdure por mais de 30 dias, deverá ser investigada com mais rigor, pois o tendão poderá já estar apresentando ruptura de suas fibras e necessitará de um tratamento diferente do dispensado às tendinites.
A adoção de pequenos hábitos no dia-a-dia pode prevenir o aparecimento da doença.
Para evitar esse incomodo, que pode se tornar uma doença grave ao ponto de impossibilitar a volta ao trabalho, são necessários apenas alguns minutos de dedicação diária.“É importante, antes de iniciar o trabalho, fazer exercícios de alongamento da região dos braços e punhos. Além disso, observar o local de trabalho também é importante. Para quem fica no computador, por exemplo, é importante ter apoio para os braços em frente ao teclado e para a mão que está no mouse, que deve variar entre o lado direito e esquerdo” e fazer pequenas pausas durante o período de trabalho, o que ajuda no relaxamento da musculatura.