Dra. Paula

Minha foto
Nova Iguçu, Rio de Janeiro, Brazil

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FISIOTERAPIA UROGINECOLOGICA



A fisioterapia uroginecologica tem mais ou menos 20 anos no Brasil e está crescendo em grande escala, pois a alguns anos atrás achavam que os distúrbios de incontinência urinário e prolapsos só poderiam se solucionados com cirurgias. Hoje esse conceito foi quebrado com o grande percentual de bons prognósticos após sessões de fisioterapia especializada.

A fisioterapia uroginecologica atua na prevenção, tratamento dos distúrbios urogenitais, que são patologias que envolve a musculatura do assoalho pélvico como incontinência urinaria de esforço, incontinência urinaria de urgência, incontinência urinaria mista, cistolese ( mais conhecida como bexiga caída ou baixa), disfunções sexuais como anorgasmia (ausência de orgasmo durante a atividade sexual), entre outras patologias. Na maiorias dos casos acontece por flacidez da musculatura do perineo.


A fisioterapia utiliza exercícios para fortalecimento e alongamento, eletroterapia, cones (pesos), bolinhas tailandesas, treinamento comportamental, dentre outras técnicas para obter sucesso no tratamento.



A mulher hoje tem buscado uma melhor qualidade de vida.
A perda involuntária de urina e/ou anorgasmia afeta diretamente a qualidade de vida da mulher, causando sofrimento, angústia, constrangimento e exclusão social. Interferindo na prática de atividades físicas, bem-estar mental, trabalho, relação sexual e até mesmo nos trajes femininos. Muitas mulheres se sentem constrangidas em falar sobre o assunto e procurar ajuda profissional.

As vantagens do tratamento são sentidas em diferentes momentos da vida, seja na gravidez ( onde a musculatura do assoalho pélvica ficam sobregarregadas com o peso do feto, sofrendo também no parto normal quanto na cesaria), na menopausa ( prevenindo e tratando a queda de bexiga, útero e do reto, problemas comuns que podem causar infecções graves), e na melhoria da vida sexual ( fortalecendo a musculatura da vagina, aumentando a área de contato da vagina com o pênis e aumentando o controle e o poder de contração).
Os exercicios ensinam a mulher a contrair e relaxar na dose certa, aumentando a sensação de prazer da mulher e do seu parceiro.

A deifinição da Organização Mundial de Saúde para qualidade de vida é "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura de sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário